quinta-feira, 10 de abril de 2014

Melhor Idade (?)



Pra quem não sabe, a melhor idade é aquela em que você tem que pensar bem antes de arriscar quebrar todos os ossos da coluna pra pegar algo que deixou cair no chão, ou amarrar o cadarço do sapato. Melhor idade é quando sua pele resseca, sua pressão está sempre alta, sua visão e audição não são as mesmas, disfunções sexuais são rotina.

Fico muito desgraçada da cabeça (rs) quando ouço alguém dizer que a velhice é “a melhor idade”. O idiota que resolveu chamar a velhice de melhor idade não tinha noção alguma do que estava dizendo, só pode ter sido por gozação ou ironia.

As coisas só vão piorando. 

Não escondo meu imenso medo de ficar velha. Se algum dia fosse parada na rua, numa daquelas entrevistas estilo Jornal Hoje, e algum repórter me perguntasse qual o meu maior medo, com certeza eu responderia: Virar uma daquelas pessoas que tiram a roupa pra fazer protesto contra estupro. Mentira. Eu diria envelhecer. Mas a primeira opção não é descartada.

Fico realmente triste quando vejo a foto de alguém que fora muito bonito na juventude, e comparo como a pessoa ficou na velhice, eu me pergunto pra onde teria ido toda aquela beleza, e o porquê de a mãe natureza ser tão maldosa nesse aspecto. Lembrando que isso só acontece se você não é a Meryl Streep, porque você nunca vai envelhecer assim:



A realidade é que ser idoso não é nada fácil. Além das barreiras físicas e psicológicas que o corpo passa a impor, o medo da solidão, a dificuldade de arrumar emprego, de ter um programa de lazer adequado, entre inúmeros outros fatores, contribuem para que esse meu medo da velhice aumente cada dia mais. É lógico que tenho consciência de que envelhecer é natural, porém, muitas vezes me sinto temerosa pelo futuro, tenho medo de ficar sozinha ou dependente de outros.

Como já dito, tenho muito medo de ficar velha, mas tenho mais medo ainda de ficar velha e sozinha. Sabendo que ao envelhecer, toda a sua suposta beleza vai embora junto com a sua juventude, é muito mais difícil de encontrar alguém. E se enquanto jovem eu não encontrar alguém que fique comigo até eu ficar velha, feia, com a pele do pescoço pendurada quase batendo no joelho e a bunda caída? Não que eu ache que você tem que encontrar alguém o mais rápido possível pra não ficar só na velhice, mas eu acredito que com alguém te dando apoio, envelhecendo ao seu lado, passando pelas mesmas coisas que você, e ainda assim te amando, tudo fica mais fácil. E se na minha juventude eu não encontrar essa pessoa que vai ficar comigo quando minha visão e minha libido não forem as mesmas? E se eu não tiver a mesma sorte da Glória Menezes?

Eu acho a velhice muito triste, as únicas coisas que você tem, pelo menos no Brasil, são uma fila e um assento no ônibus, e mesmo assim ainda querem tirar isso de você. Não tem nada dessas coisas de melhor idade que as pessoas falam pra amenizar a idéia do quão ruim é ficar velho. Lembro da minha infância, quando eu ia pra casa dos meus avós, e adorava brincar com o meu avô, lembro bem que ele parecia ser mais criança do que eu e meus irmãos, vivia rindo, dos outros ou dele mesmo, contava piada, contava história de terror, ou histórias da infância dele mesmo, e de longe as mais engraçadas eram as que ele falava de como conheceu minha avó (sim, eram muitas, porque sempre era uma diferente da outra), era uma alegria só quando eu ouvia o barulho do portão e sabia que era ele chegando do trabalho e corria pra dar um abraço. Hoje em dia meu avô mal tem forças pra ficar de pé, não ouve bem, não enxerga bem, não anda bem, não reconhece quase ninguém, não ri, não lembra de nada, e só há aquela pontinha de felicidade quando falo e ele me reconhece pela voz... e eu não vejo nada que se refira a “melhor idade” nisso.

Talvez seja isso que me faça achar que beleza, talvez, não seja tão importante. Atração é importante, mas não é só a beleza de alguém que vai te fazer fica atraído por ela (é isso aí, então não liguem pro fato de eu ser feinha... tá, bem feia... ok, um pouco mais que bem feia, vocês também vão ficar velhos, não me rejeitem, eu tenho um bom coração). Todos vamos ficar velhos, tudo isso vai embora, toda a beleza vai embora, seus peitos vão cair, por mais que isso seja duro de ouvir, e, nossa, dá pra acreditar que a Paola Oliveira a mulher mais linda do Brasil todo de todas as galáxias brasileiras vai ficar velha, cheia de rugas e com os peitos caídos? Não, isso é demais pra mim. Chega.

Acho que eu vou ser uma velha muito triste e chata, justamente porque eu não vou gostar de ser velha, a não ser que eu tenha alguém que me ame (ta, podem rir), diga-se um Tarcísio Meira rsrs, e uma família feliz que me dê suporte, com netinhos irritantes, mas que talvez possam ser aquilo que vai me proporcionar alegria, e essas coisas de velhinho feliz. E que Deus não me permita ficar igual a Suzana Vieira, amém. E sim como a Meryl Streep, amém de novo.


~ ainn, beleza não é imortante blá blá blá, discursinho caído ~ tente pelo menos ler pra tentar entender o que eu quis dizer, bandiputo

~ ainn mimimi ter um amor ~ me deixa, né porque eu sou escrota que eu não acredite nessas coisas, cabô

~ cabô a sessão mimimi, obg, de nada, bjs ~

Um comentário: