domingo, 1 de junho de 2014

Sobre Junho, Wesley Safadão e a Copa

Esse não é um texto daqueles de “que esse mês me traga o que aquele mês não me trouxe”, peço um pouco de respeito, obg.

Não sei se vocês são daqueles que calculam o coeficiente da beleza de cada mês do ano. Eu talvez seja. Ou seja mesmo, e só queira incluir um “talvez” aí no meio pra não querer dar uma de tão loca good vibes. Porque ser chata é uma coisa, ser good vibes tudo lindo é uma vertente que separa os chatos um pouco aceitáveis e os chatos irritantemente chatos mesmo.

Esse cálculo nem é lá tão difícil, afinal, eu sou de humanas, e cálculo não é uma das coisas em que eu me viro muito bem.

Parto do princípio de que todo mês que venha antes de junho seja uma grande merda.

Os meses do primeiro semestre. Parece que são todos podres. Os piores meses são sem dúvida Janeiro e Fevereiro. Eu nasci em janeiro, e não é nem de longe um mês a se comemorar, e sim de dar umas porrada na minha mãe por além de nem saber fazer uma filha direito, achar de engravidar numa data que vá me obrigar a nascer em janeiro. Eu fui uma criança que nunca pude comemorar o aniversário na escola com os coleguinhas de sala e a tia, porque janeiro é mês de férias. Além de fazer um calor da porra.

Ave Sangria sobre o calor da porra que faz em Janeiro


Janeiro é aquele mês espremido entre o rei Dezembro e o plebeu Fevereiro. Janeiro quer ser Dezembro, mas está mais pra Fevereiro.

Maio. Não tenho nada pra falar mal dele, só que é doido pra ser Junho e cair no meio do ano, mas não tem nenhuma chance de evoluir porque ainda tem e sempre terá os pés enfiados no primeiro semestre. Sem falar que esse finzinho de maio foi o que eu poderia chamar de “fim de mês ruim da porra”, eu olho pra ele tentando entender o que deu errado e não tenho a menor dificuldade de tantas que são as razões. E todas elas, é verdade, foram dadas por mim. Afinal, o que é que eu estava pensando? Na verdade, oscilou bem entre “fim de mês ruim da porra” e “olha aí uma surpresa boa”. Mas sabe como é, as partes ruins sempre superam as boas.

Com a chegada de Junho a coisa começa a melhorar. Junho não é assim um Dezembro, mas também não é um Fevereiro, pra sorte dele. É aquele mês que não compromete e fica lá sem mexer com ninguém, na beirinha do segundo semestre, sem dar trabalho.

Mas eu, realmente, gosto de Junho. É tipo: CARALHOOO A GENTE JÁ TÁ NO MEIO DO ANO. Junho é um mês nostálgico. Pois me lembra muito a época de escola. Das quadrilhas e das gincanas. Como esquecer que um dia eu já tive meu momento de glória sendo a noiva por dois anos seguidos? É pra poucos. Ainda mais quando o noivo é aquele seu paquerinha da sala.

Sempre que eu começo a lembrar das festas de São João da escola, eu me lembro do episódio fatídico ocorrido a minha pessoa, tão criança, ingênua, e feliz de andar na rua caracterizada de matuta, vestido, chapéu de palha, trança, indo pra escola, pronta pra dar um show na quadrilha e arrasar com a cara das inimiga fazendo elas morrerem de inveja do meu gingado e desenvoltura na dança, eis que, acometida pela senhora gravidade, coitada da Luiza criança, que tropeça e cai no meio da rua, assim rasgando a linda meia fina branca, ralando o joelho, e abrindo o berreiro a chorar, temendo não conseguir dançar com o joelho tão machucado e dolorido, e ainda com a meia rasgada. Lembro da cara de pena da minha mãe tentando me animar, dizendo que ninguém ia nem reparar.

É estranho, mas sempre me lembro desse dia, acho que porque eu tenha até fotos dele.

Enfim, por mais que hoje em dia, eu não seja muito adepta às atuais festas de São João da região onde eu moro, e não seja nenhum pouco fã do forró também atual, eu ainda acho o São João um festa muito bonita.
Como boa interiorana, alagoana e nordestina que sou, acho junho um mês muito alegre, e por que não dizer  ~fascinante~. Para alguns, apenas algumas bandeirolas e pratos à base de milho verde. Para mim, mês de alegria e celebrações embaladas por festas e reencontros.

A comida é abundante e diversificada, e não é querendo puxar sardinha pros lados de cá não, mas a culinária do Nordeste é de longe a melhor do Brasil, tem nada desses pão de queijo de minas, só queijo queijo queijo, ou aquelas gororoba do Norte de ~tucupi tacacá açaí na tijela e calypso~ (nossa que preconceitusosinha xenofóóóbica teje presa racista) AQUI É NORDESTE PORRAA. Acho que me exaltei um pouco. Desculpa o exagero.

(Voltando ao momento poético literário amo nordeste e os nordestinos do texto) As toalhas de chita ganham as mesas dos bares, (amo bares) (mas num era um momento poético, Luiza?) (aah foda-se, num sei fazer isso) quem sabe dá até pra rever alguns amigos que moram longe e invadem sua casa, invadem a varanda da sua casa, pra conversar e beber (e fazer a coitada da sua mãe correr atrás de mungunzá pra dar pra esses amigo fdp que quer fazer a pobre de escrava).

Tem até licença poética para usar chapéu de palha. O tempinho mais frio, a garoa, o som da sanfona que ecoa pelas praças e pelo comércio. A decoração colorida, as ruas mais cheias, não nos deixa esquecer sequer por um minuto que é dia daquele cara que foi decapitado sei lá pelo quê porque nunca li direito a blíbblia.

Tem as coisas que nem são tão boas assim, que só são legais mesmo quando você tem 10 anos de idade, como fogueira, fogos, pamonha e mungunzá (esses dois últimos em nenhuma época da vida).

Eu queria só falar sobre o porquê gosto tanto do mês de junho, que não é só por causa do São João, mas acabei falando demais do São João, porque, realmente, eu acho uma festa muito alegre e bonita, apesar de não participar tanto como gostaria por ser uma velha ranzinza e não gostar das músicas que tomaram conta como essa (aqui), mas parto também do princípio de que as suas companhias é que fazem a sua festa (e a bebida também). E sim, eu adoro receber meus amigos em casa, foda-se essas músicas ruins da porra.

Mas nem só de São João vive esse Junho. Eu tava muito ansiosa pela chegada desse mês, tenho tantos planos em mente, que acho que vocês até estão lendo uma Luiza com uma pontinha de otimismo. Sem falar nas festas que prometem serem as melhores. Sem falar também nos pensamentos de fazer coisas novas, que dessa vez poderão ser feitas. Sem falar que já é quase férias. Sem falar que esse ano tem copa do mundo no Brasil, meu deeeeeus a copaaa genteeeee, faltam 12 dias, como eu to ansiosa.

Sempre que é ano de copa, eu fico muito ansiosa. Dizem as más línguas que eu já fui apaixonada por futebol um dia, flamenguista doente, de não perder um jogo, de chorar, de ir ver o jogo no bar com meu irmão e ozamigo, de saber a escalação do time, de comentar jogo no twitter (sim, eu já fiz isso), mas isso aí era no tempo que o Adriano jogava bola e tinha o funk do pet, porque era o tempo em que meu irmão ainda morava em casa, e eu era muito influenciada por ele, depois que ele foi embora perdi o tesão (no futebol rsrsrsrsr). Mas eu ainda gosto muito de futebol, mesmo que tenha preguiça de acompanhar, e não saiba mais nada de time nenhum hoje em dia. Mas mesmo quem não sabe nada de futebol, nutre um amor pela seleção, e sim, eu quero muito a copa, e no Brasil, pentacampeão, reconhecido como “o país do futebol''. O Brasil merece sediar a Copa da América do Sul. A Copa merece ser sediada no Brasil. O maior evento futebolístico – e esportivo – do mundo merece ser jogado aqui, muito mais do que em países como o Japão, vei, lá só tem hentai e sumô, Brasil é bola e samba no pé ousadia e alegria gente feliz e tererê da Carla Perez nos cabelo e umbanda na Bahia.

Quero que o turismo aumente, e que talvez o Brasil seja reconhecido por conseguir sediar um evento de grande porte, de verdade. O ônus já nos foi cobrado. O estádio é caro? Sim, mas já está feito. E, se parar de fazer os que faltam, ficará ainda mais caro.

Agora, é hora do bônus. É hora de receber o mundo. Apesar dos pesares..., e eu não quero chorar igual criança se o Brasil perder de novo, chorar só se for de alegria por ele ganhar em cima da Espanha como na Copa das Confederações (apesar dessa copa ter sido comprada né gente rsrsrsrsrsrsrs mas se era pra comprar, melhor comprar o resultado da copa do mundo, nossa que Dilma burra, incompetente odeio PT fora petralhassss).

Não tem como negar que é um evento muito bonito, eu sou dessas bestonas mesmo que chorou quando o Brasil perdeu pra Holanda na última copa, e que acha que vai ser um verdadeiro luto se o Brasil perder essa copa. Perdoa ser idiota, e não desiste de mim.

Não vejo mesmo a hora da Copa chegar, e receber ozamigo em casa pra tomar umas, comer uns churrasco manerasso e ver os jogos, mesmo que eu tenha aqui em mente que meu chefe não vá liberar a menos que falte 1h pra hora do jogo. Mas aí eu me encaixo com quem vai assistir em Maceió mesmo, e vejo do mesmo jeito, pq é copa no brasillllll uuuh Brasil Brasil copa do mundo neymar Brasil hospital gol escola educação o país do futebol protesto o gigante acordou transporte público segurança Brasil não se faz copa com hospital VAI TER COPA SIM GENTE VAI TER MUITA COPA VAI TER 3 COPA.

~ainnnn que junho me seja doce~ pau no seu cu.
Obg, gente.


Com vocês, um forró bom, que não é Wesley Safadão, e se gostar de Luiz Gonzaga e achar a letra dessa música muito bonita é brega, eu não sei mais o que é música bonita.



*sim, um pouco de vergonha de publicar esse texto, pois todos descobrirão que gosto do São João, e que choro quando o Brasil perde, mas fazer o que, vocês são todos feios e eu nem rio de vocês, um abraço.

UM BJ DO WESLEY SAFADÃO PRA VOCÊS


2 comentários: