segunda-feira, 25 de novembro de 2013

10 melhores frases do Chorão

Se você é muito fã de Charlie Brown Jr. ou do Chorão, digo fã extremo daquele tipo babaca xiita que não esta nem ai pra opinião dos outros, peço gentilmente que não leia o texto.


CHARLIE BROWN, YEAAAAAAH, SAN-TÔS! Ontem fiz mais um inimigo na rede das internetz, o que quer dizer que estou a utilizando da maneira certa. Sempre achei isso de discutir pela internet algo bem ridículo em muitos casos, mas é que a pessoa em questão se denominava “marginal alado”, então vi rapidamente que dali sairia algo muito engraçado.

Já dá pra sacar que a pessoa ficou com ódio mortal de mim porque falei tudo que eu pensava sobre o Chorão? Já que estou no meu espaço vou ser muito sincera, eu sempre gostei de CBJR, gosto de verdade do som, das letras, enfim, mas é que o tal Marginal Alado, me tomou apenas por eu ter dito uma verdade universal, o Chorão não era esse poeta maravilhoso, perfeito e genial que a maioria julga ser, a maioria das músicas falam sempre do vagabundo apaixonado por uma patricinha desmiolada, e uns discursos pseudo-revolucionáros que perdem a credibilidade por vir de alguém que diz odiar o capitalismo, mas vira garoto-propaganda de uma das maiores corporações capitalistas do planeta, e blá blá blá. Sim, eu gosto, mas a verdade tem que ser dita. Umas frases de efeito, e uma morte polêmica pro cara virar ídolo, poeta das ruas uuuuuh charlie braw na veia.

Pra falar a verdade, a morte do Chorão realmente não afetou em nada a minha vida, fiquei surpresa, sei lá, fiquei comovida, querendo ou não ele marcou uma geração que assistia malhação, e querendo ou não, influenciou muitos jovens, mas não deixei de ir pra escola por causa disso, eu não o conhecia, é bem diferente de morrer alguém da minha família, eu sou sincera, não quero pagar de “coração bom” pra ninguém. Quem tem que sentir pena (e talvez culpa) é quem bebia com ele, quem se drogava com ele, quem vendia ou oferecia drogas pra ele.

Agora ele é o ídolo de todo mundo, o símbolo da humanidade, uma pessoa 100% do bem, ninguém se lembra que ele deu uma cabeçada no Marcelo Camelo do Los Hermanos, ninguém se lembra que ele mandou a banda toda embora, ninguém se lembra que (segundo os outros membros) ele roubou dinheiro da banda, ninguém se lembra que ele humilhou o Champignon no meio de um show, e por fim, ninguém lembra que ele chamou uma aeromoça de vadia depois que ela pediu que ele desligasse o celular, ninguém se lembra que o cara bebia, usava drogas e tomava remédios antidepressivos frequentemente.

Não sei o que se passava com ele, não sei por que ele usava drogas, mas só pra enfiar na cabeça de vocês que ele não morreu de forma heróica nenhuma, ele não tava salvando ninguém de um acidente, não tava fazendo a poesia dele, nem morreu de causas naturais, ou acidente, ele tava se drogando caralho, isso não é porra de exemplo nenhum. Os saudosistas dizem que isso é rock de verdade, seja lá o que significa. Os saudosistas precisam de mártires porque não são eles que vão para o caixão. E então os saudosistas escrevem sobre a pureza da arte, sobre os artistas que não se vendem ao sistema, e vão para casa comer lasanha.

Só pra deixar claro, eu não fiquei feliz com a morte dele, nem trato como algo banal, nem to querendo só comentar seu lado agressivo, como disse meu amigo Marginal Alado, só to querendo dizer que ele não era esse gênio que pintam, e que não deveria servir de inspiração.

Sei que já faz 27 anos que o cara morreu, mas foda-se, fiquei irritada com tamanha babacaquice do meu amigo alado, e quis botar pra fora, é até melhor falar isso depois de tanto tempo porque os fãs que surgiram na época nem lembram mais que ele existe existiu, e já pararam de procurar sobre, nem vão chegar a ver.

"Deixa o moço bater que eu cansei da nossa fuga".

Então, segundo meu amigo Marginal, suas letras eram inteligentes, profundas e de cunho altamente poético e lírico, como "Vou tocar um puteiro para te esquecer". Portanto, nada mais justo que listarmos aqui as 10 melhores frases do nosso poeta das ruas. Post trabalhoso, porque tudo o que ele diz é genial. Era minha intenção só fazer isso, mas me empolguei e desandei a falar.

10 - “Eu não sei fazer poesia, mas que se foda” – Não Uso Sapato

Chorão mostra toda sua humildade nesse verso. Como assim não sabe fazer poesia? Você é o poeta das ruas! Não seja tão despretensioso. SK8BOARD NA VEIA DOS IRMÃOS, YEAH! SAN-TÔS!

9 - “... e ama os animais, ta ligado? Eu sou o bicho.” - Ela Vai Voltar

Tá, a menina é uma fofa, ama os animais, de boa, mas esse ‘tá ligado? Eu sou o bicho’, vem de onde? Por ela amar os animais, supostamente o amaria, por ele ser ‘um bicho’? Ou esse ‘bicho’ é uma gíria, e ele quis dizer que é o máximo, sem motivo algum, só por ela amar os bichos??? Ai, muito complexo.

8 - “Você perdeu, e quem perdeu, perdeu!" - Não uso sapato

Se não lesse essa frase, eu passaria o resto da minha vida perdendo achando que estava ganhando.

7 - “Coração de vagabundo bate na sola do pé. Skate na veia, pau no cu dos mané!” – Frase avulsa

Essa frase sintetiza o… o…. Ok, não sintetiza porra nenhuma, é só uma desculpa pra mandar uma rola voadora no rabo de todos os manés que não andam de skate. Para não correr riscos, vou comprar um skate agora mesmo.

6 - “Você é bonito. Eu sou feio. Sua mãe te ama. Mas eu te odeio” – Champagne e Água Benta

Pra mim fez todo o sentido do mundo. Se não fez pra você, você não é normal. Sem mais.

5 - “Eu disse calma, neném, eu tive um dia difícil. Dinheiro você já tem, eu te ofereço meu míssil!” – Gimme o Anel

Diga isso pra minazinha que você ta dando ideia, mas ta fazendo aquele doce. Ela vai abaixar e fazer um GLOBS na hora, eu garanto!

4 - “Sai pra lá, velha chata, que ninguém quer te comer. Se você chamar a polícia, quem vai presa é você!” – Cruzei uma Doida

Essa é só pra quem é fã ROOTS de Charlie Brown e conhece os b-sides da banda. Cruzei uma Doida está no disco “Preço Curto, Prazo Longo”. Diga essa frase para sua avó, ela vai adorar. Recomendo! PS: A letra toda desse som é genial, vale a pena conferir. “Cruzei uma doida, investi até o sol comê. Não consigo mais parar, sou viciado em comê, comê, comê!”.

3 - “You got a biron bacon xotonson, give it up! Legalize! Travazon, rasga rasgazon, travazon, yeah! Não vou nem me preocupar, velha chata vai tá lá” – O Coro Vai Comê

A melhor frase de Alexandre Magno, o Chorão, não foi escrita em português, e sim, no dialeto caiçara, falado apenas na Baixada Santista. Apesar de ser fã de Charlie Brown Jr, não sou fluente nesta língua, mas vamos lá tentar decifrar:
“Você pegou o Biro e ele é que nem bacon, gostosão. Dá um dois! Legalize! Ele é meio travadão, então chega rasgando, rasgadão, o travadão, yeah!” Sozinho, você nunca descobriria, não precisa agradecer.

2 - "tiqpqtiqpá tiqpqtqbreiq!"

O Velho Matusalem passaria três vidas tentando traduzir isso.

1 - “Quando a gente se diverte com o que tem, se diverte com o que tem” - Só por uma noite

Quanta criatividade, cara, perdoa-me por ter duvidado da capacidade do nosso poeta, por que diabos eu perdi tempo com Fernando Pessoa, Gabriel Garcia Marquez, Pablo Neruda, CDA, Antero de Quental (mentira, conheço nem a metade)?

3 comentários:

  1. 1. PRETTYBITCHFORFUN!

    2. "Mas eu quero que se exploda essa coisa de sociedade
    Pago minhas contas, sou limpinho
    Não sou como você filho da sua, viadinho"

    (Chorão adoçando "Papo Reto" no Domingão do Faustão)

    3. Acho que, no Facebook, "Meu escritório é na praia" só emprega menos funcionários que a VASP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aah eu já tinha visto ele cantando Papo Reto desse jeito, mas não lembro se foi no faustão, o "viadinho" é impossível adoçar kkk

      Excluir
  2. Vc se Acha tao inteligente, Sabe de nada inocente
    Vc critica pq criticar é mais fácil ki fazer melhor,
    Eu não jogo bola, então quem sou eu pra dizer ki Neimar não joga nada??....
    quantas poesias vc já fez???
    Vc compõe??
    Vc não sabe de nada
    Então, enfia sua língua grande no seu cu
    I fica de boca fechada.!!
    #pega a visão

    ResponderExcluir